A MAGIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A Ludo na China

Atrás de bons livros sempre existe um grande e infindável projeto de pesquisa. Tratando-se de música o infindável pode ser uma palavra bem justa, ainda mais quando a pesquisa é “In loco”

Que o digam as Educadoras Silvia e Suely que embarcaram numa grande aventura à China, em busca de pesquisas, experiências e vivências do ensino musical no outro lado do planeta!

Mesmo com toda a diferença cultural da China para o Brasil, Silvia e Suely perceberam muitas semelhanças com nossos “Parâmetros Curriculares de Ensino” do Brasil.

Improvisação, escuta significativa, apreciação, o lúdico e o imaginário estão também presentes no enfoque do ensino de música na China. No entando, foi também notado, um precoce virtuosismo nos intrumentos musicais em crianças chinesas (algo que não faz parte do nosso objetivo dentro de sala de aula na realidade Brasileira)

O Evento chamado “ISME” - Internacional Society for Music Education, é bi-anual (o próximo será na Grécia em 2012) e uma imensa troca de experiências para os Educadores de dezenas de países que participam.

E a Ludo esteve lá!

Recadinho do Maestro Júlio Medaglia!


Em uma das muitas e muitas reuniões pedagógicas das autoras da coleção "A Magia da Música" com o exclusivo consultor musical da Editora Ludo, o Maestro Júlio Medaglia, nos deixou uma pequenina mensagem bastante especial... Confira!