A MAGIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ABEM

 

abem

Associação Brasileira de Educação Musical, também designada pela sigla ABEM, é uma associação sem fins econômicos, de cunho eminentemente social, voltada para o ensino e o aprendizado da música.

Todo ano é realizado um Congresso, onde ocorrem cursos, mesas-redondas, discussões e outras iniciativas direcionadas a Educação Musical no cenário Brasileiro.

Profissionais e Estudantes de Música podem participar. Até 30/Set/2011, serão recebidas as inscrições para o:

XX Congresso

A capital do estado do Espírito Santo, sediará o evento pela primeira vez, inaugurando uma parceria entre três importantes instituições públicas – todas formadoras e fomentadoras do mercado de trabalho especializado em educação musical: a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e a Secretaria Municipal de Educação de Vitoria (SEME)

Faça sua inscrição aqui !

Reportagem no “Jornal Nacional” da Rede Globo

Como anda o Ensino de Música em algumas cidades Brasileiras? Como as Escolas tem buscado se adequar a nova lei?

Saiu, dia 15/Ago/2011, no “Jornal Nacional” da Rede Globo, uma reportagem sobre como as escolas em Minas Gerais, em especial na cidade de Santa Bárbara, tem se saído com a obrigatoriedade do Ensino de Música que lá já é vigente para todas as Escolas municipais da Cidade.

Como a música faz diferença!!

Confira:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/11/lei-torna-ensino-de-musica-obrigatorio-nas-escolas-brasileiras-partir-de-agosto-de-2011.html

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Você conhece Keith Swanwick?

keith

Professor emérito do Instituto de Educação da Universidade de Londres e formado pela Royal Academy of Music, o mais aclamado conservatório musical da Grã-Bretanha.

Criou teorias sobre o desenvolvimento musical de crianças e adolescentes e investigou diferentes maneiras de ensinar o conteúdo. "Os interesses musicais dos alunos são muito variados: alguns gostam de ouvir, outros querem compor ou ainda cantar e tocar. O professor precisa dominar um leque de atividades para atender a essas demandas", é fundamental unir atividades de execução, apreciação e criação para que os alunos se desenvolvam artisticamente, defende.

Quais os objetivos do Ensino de Música?

"A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos", explica Sonia Regina Albano de Lima, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical, (ABEM) e diretora dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Música e Educação Musical da FMCG (Faculdade de Música Carlos Gomes). 


O trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. "Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas - os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras", completa Sonia Regina. "A música fez bem para a autoestima do estudante, já que alimenta a criação".


Fonte: "11 respostas sobre a obrigatoriedade da música nas escolas" 

“A Magia da Música” em ação

A professora de música, Roberta Pavanelo que atua em São Paulo, no Ensino Fundamental 1 em um projeto piloto da Editora Ludo, comenta sobre a resposta imediata  das crianças quando a atividade é acertada. “ – Como as crianças são muito transparentes e verdadeiras o tiro tem que ser certeiro! Do contrário a aula pode ser um fracasso! Ou seja, quando a atividade é de acordo com sua faixa etária, com seu entendimento, sua capacidade de concentração, e acima de tudo do seu interesse; as crianças vibram, curtem, respondem, participam, colaboram! A aula de música fica mágica! E a professora sai da sala de aula com um sentimento de missão cumprida!”

“É muito importante que aula de música tenha música! Que seja viva, dinâmica, e traga vivência musical para a criança. Elas trazem muitas referências de seu próprio cotidiano, e isso pode ser uma grande ferramenta a favor da construção do conhecimento em aula” complementa Roberta.

No 2° ano, é proposto que trabalhemos os “Sons da Orquestra”. Em uma das atividades, ele ouvem cada instrumento, separados por famílias (naipes) e depois reconhecem e buscam os timbres. “-  É incrível como as crianças se envolvem com os sons! ” ressalta a professora do projeto piloto em São Paulo.

O fato de se ter um áudio de qualidade para usar com os alunos faz toda a diferença. “Eles ouvem o violino, sabem que ele é agudo, sabem que é um instrumento de corda” e por aí vai. O professor de música precisa ter muitos recursos, pois as crianças digerem a informação muito rápido e logo já estão sedentas por mais.

DICA DA LUDO

Com uma simples folha de papel, é possível fazer um cone e amplificar a voz pelo pequeno orifício do papel. Fazer a imitação de uma flauta! cantarolar TU-TU-TU-TU. Com diferentes ritmos!

Faça com seus alunos! Eles irão gostar!