A MAGIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

terça-feira, 8 de maio de 2012

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ


A EDITORA LUDO esteve presente no INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ com sede em Curitiba para o evento “Música na educação infantil”.

Esteve presente na ocasião a professora Silvia Luz da Editora Ludo que abordou a importância do momento histórico que o nosso país esta vivendo com a volta da musica nas escolas. Fez uma reflexão importante de como é possível pensar a música para um país de tão grandes dimensões e distintas realidades: Como fazer: Qual(is) música(s) deve(m) soar nas salas de aula: De que maneira: Como devem ser preparados os profissionais,... Através de exemplos práticos e didáticos mostrou que todos somos seres musicais e que a musica esta dentro de nós.  



No segundo momento, Suely Domaredzky uma das autoras do material didático “A Magia da Musica”, apresentou os materiais da Editora, apresentando musicas, atividades e jogos musicais diversos para serem utilizadas em sala de aula. 


Estes recursos estão incluídos na Coleção. 


A autora apresentou também diversos recursos didáticos musicais para ensinar a cantar, interpretar e vivenciar música.




Dia 07 de maio é o dia do Silêncio




Dia 07 de maio é o dia do Silêncio.



Podemos dizer que o silêncio é a ausência de barulho, sons, vozes e ruídos, segundo a definição do dicionário e enciclopédia. De acordo com a OMS, a poluição sonora ocupa o terceiro lugar no ranking de problemas ambientais que mais afetam as populações do mundo inteiro.  Há um momento para tudo, o de escutar, o de falar e o de ficar em silêncio. O silêncio pode proporcionar sentimentos tranquilos e acalmar as pessoas. No livro 1 “A Magia da Música” os alunos podem vivenciar esses sentimentos de acordo com a aula no final da unidade 2.


Também existe um outro tipo de silêncio, o silêncio musical. Imagine uma orquestra e o maestro regendo. No momento em que uma nota musical é interrompida ocorre um tipo de silêncio. Mas o que  é esse silêncio? De acordo com o professor da Escola de Música da UFMG, Rogério Vasconcelos, o silêncio tem vários significados. “A definição mais comum que as pessoas têm é que o silêncio é ausência de som, mas na verdade não há uma falta de som, porque sempre vai haver ruídos.” John Cage, um músico experimental compôs um canção com o título de 4’33’’, onde ele fica sentado no piano sem tocar nada, para que as pessoas possam escutar os sons a sua volta. Como apresentado no Livro 5 “A Magia da Música e Sons do Mundo”.

Há várias definições dentro da música para o silêncio. O silêncio pode ser tão difícil de definir quanto a música. O silêncio sempre esteve presente na música. No contexto musical o silêncio não é considerado um vazio, ele é repleto de elementos não explícitos que ao ser situado por um contexto musical diz algo. O silêncio dentro do contexto musical configura-se em um mar de possibilidades, nos faz pensar que a ausência de ruídos não é um vazio. Ele é repleto de elementos e de emoções que vão se construindo no decorrer da escuta.
Referências:

Curiosidades sobre o  dia 07 de maio:
                                                                                                                    
07 de maio de 1824 - Esteia a Nona Sinfonia de Beethoven.
07 de maio de 1937 - É Inaugurada a Rádio Bandeirantes (Rádio Sociedade Bandeirante-PRH 9).
07 de maio de 1833 – Nasce o compositor Johannes Brahms,  (m. 1897).
07 de maio de 1840 – Nasce o compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky,  (m. 1893).