A MAGIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Nacional do Choro


Dia 23 de abril é o Dia Nacional do Choro, ele foi criado em                                                     homenagem à data de nascimento de Pixinguinha, uma das                                                        figuras importantes da música popular brasileira, e em                                                              especial do choro. 



 


O choro
O choro é um gênero musical brasileiro  criado a partir da mistura de lementos das danças de salão europeias e da música popular portuguesa, com influências da música africana. Como gênero, o choro s[o tomou forma na primeira década do século XX, mas sua história começa em meados do século XIX. Entre os grandes nomes do choro estão: Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Joaquim Calado, Chiquinha Gonzaga, entre outros. O século 20 traria uma grande leva de chorões, compositores, instrumentistas, arranjadores, e entre eles, com destaque, Pixinguinha. (Veja “Magia da Música e Sons do Brasil” livro 4).
Pixinguinha

Alfredo da Rocha Vianna Júnior nasceu em 23 de abril de 1887. Cedo se dedicou à música e deixou um legado de inúmeros clássicos, arranjos e interpretações magistrais, como flautista e saxofonista.
Carinhoso, Lamento, Ainda Me RecordoNaquele Tempo, Vou Vivendo, Abraçando Jacaré, Os Oito Batutas, Sofres Porque Queres, Fala Baixinho, Ingênuo, estão entre algumas de suas principais composições.
O apelido Pixinguinha veio da união de
pizindim – menino bom – como sua avó o chamava, e bexiguento, por ter contraído a varíola, que lhe marcou o semblante. Pixinguinha foi um menino prodígio, tocava cavaquinho com 12 anos. Aos 13 passava ao bombardino e a flauta. Até hoje é reconhecido como o melhor flautista da história da música brasileira. Mais velho trocaria a flauta pelo saxofone, pois não tinha mais a firmeza e embocadura necessárias. Aos dezessete anos grava suas primeiras instrumentações, vindo a no ano seguinte gravar suas primeiras composições.


Foi o primeiro maestro-arranjador contratado por uma gravadora no Brasil. Era um músico profissional quando boa parte dos mais importantes músicos eram amadores (os principais chorões eram funcionários públicos e faziam música nos horários de lazer). Pixinguinha foi antes de tudo um pesquisador de música, sempre inovando e inserindo novos elementos na música brasileira. Foi muitas vezes incompreendido, e apenas anos mais tarde passavam a dar o devido valor a suas invenções.


Em 1922 têm uma experiência que transforma significativamente sua música. Um milionário patrocina a viagem de Pixinguinha e de seu grupo Os 8 Batutas para uma turnê europeia. A temporada em Paris que deveria ser de um mês dura seis, tendo que ser interrompida devido a compromissos já assumidos no Brasil.


Da serie: A palavra do Professor

De Curitiba - Professora Vivian

"Considero muito importante utilizar a música na escola, principalmente como parte de um trabalho de inclusão. Por meio do material da Editora Ludo ampliei minhas aulas usando Libras (Língua Brasileira de Sinais), e aprendi que cada país tem a sua própria língua.

Pesquisei vídeos na internet para incentivar os alunos a aprenderem e perceberem que todos podem participar das aulas de música, inclusive aqueles com deficiência auditiva, como falou o Dr. Dean Shibata, professor de radiologia na Universidade de Washington: "As descobertas sugerem que a experiência que os surdos têm quando ‘sentem’ a música é similar à experiência de ouvir música para outras pessoas sem essa condição. A percepção das vibrações musicais pelos surdos é tão real quanto seu equivalente sonoro por serem ambos processados na mesma região do cérebro".

Uma excelente atividade para todos os alunos aprenderem a língua de sinais está na Unidade 5 do Livro 1 da Coleção “A Magia da Música”, onde é possível cantar a música “Imaginação” em Libras, no Manual do Professor está a partitura com todos os gestos detalhados, tornando muito fácil sua aplicação"



Segue algumas dicas para enriquecer a aula e utilizá-la em outros contextos:


  • - Chamar um intérprete que domine a língua para ensinar às crianças a música, como também outros gestos;
  • - Utilizar as referências e textos sobre Libras, que também podem ser encontrados no site: www.libras.org.br;
  • - Ensinar a música em Libras e apresentar na escola, para os pais ou outros locais, como forma de incentivo;
  • - Utilizar a música e outros sinais aprendidos em outras aulas, interpretando a letra e os sinais.
















Além disso, há alguns vídeos no youtube, que podem ajudar os alunos a vivenciar e entender um pouco mais sobre a língua de sinais.

Vídeos em Libras:

Outra Língua de Sinais (ASL – Linguagem de Sinais Americana)
We’re Going to Be Friends - http://www.youtube.com/watch?v=IbLz9-riRGM


Boa Aula!