A MAGIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

quinta-feira, 8 de março de 2012

Da série: A palavra do professor!


Mariana Arruda, de Curitiba- PR, professora especialista de Música, utiliza a coleção “A Magia da Música” com seus alunos  e conta-nos que considera muito importante retomar a História da Música do nosso país, pois acredita que ao nos remetermos a isso, nossa cultura, sociedade, política, e estilos musicais são retratados  e passam a ser conhecidos em nossa atualidade!


 Ela nos dá a dica de explorarmos esse tema no Livro cinco, do 5° ano do Fundamental I, onde a “Era dos Festivais” é desbravada com seus artistas, músicas e comportamentos.


Mariana diz que para conhecermos melhor o final da década de 60, período onde ocorriam os festivais, podemos utilizar vídeos para ilustrar a aula,  ou solicitar aos alunos que pesquisem em bibliotecas ou na internet.


"Percebo que esta atividade promoveu uma interação dos alunos com os compositores como: Caetano Veloso, Chico Buarque, Geraldo Vandré e  Gilberto Gil, e intérpretes como Nara Leão e Jair Rodrigues. Agora eles já tem condições de identificar suas vozes em outras canções, conversar sobre a história musical, politico, social do nosso país, além de perceber as inúmeras possibilidades de arranjos musicais" diz Mariana.

Alguns links que podem ser uteis para essa aula:



Alegria, alegria (Caetano Veloso)

A Banda (Chico Buarque)

Domingo no Parque (Gilberto Gil)

Pra não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré) - Uma música tão simples harmonicamente, com apenas dois acordes, se tornou um hino de resistência ao governo militar para a população.

Disparada (interpretada por Jair Rodrigues) 

A Banda (interpretada por Nara Leão)

Tropicália (Caetano Veloso - Arranjo de Julio Medaglia) - Já naquela época tínhamos arranjos revolucionários.


 Outra grande idéia é reproduzir Festivais de Teatro na Escola, através de playback das canções da época ou da própria interpretação dos alunos.  Realmente um tema e tanto para usarmos em nossas aulas de música com essa faixa etária!

Mariana Arruda, professora de Música

segunda-feira, 5 de março de 2012

Da série: A palavra do professor.


*Estaremos compartilhando nessa série do  blog, experiências e dicas de Professores de Música que utilizam a coleção "A Magia da Musica" afim de propagarmos boas idéias e ajudar professores e aulas de música por esse mundo à fora!



Roberta Pavanelo, professora especialista de Música, da Escola Kampus School de São Paulo, que leciona para o Ensino Fundamental I e utiliza a coleção “A Magia da Música” na Escola, ressalta o que considera importante em sua prática de Ensino:

“Considero muito importante criar algumas atividades rotineiras, como por exemplo, um canto de entrada. Todos os meus alunos entram em sala, somente após iniciar o áudio, e formam um circulo no meio da sala, sentando-se no chão. Isso os ajuda a entrarem mais concentrados e focados para a aula. Além de já entrarem cantando e vivenciando música!

Nas turmas do 1º e 2º ano, faço uso do canto de saída também! Ou seja: formam fila e retiram-se da sala cantando!

Essa rotina se torna prazerosa, e a partir dela, podemos criar uma prática que pode ir aprofundando-se na medida em que eles vão dominando o ritmo e o canto diário, propostos pela professora.
A  prática de cantar em todas as aulas é de grande importância! Pois as crianças que são naturalmente musicais passam à medida que vão aprendendo, a se soltar! Cantam com maior dicção, afinação e ritmo. E isso as ajuda a desenvolver seu potencial artístico quando vão interpretando, improvisando e vivenciando os elementos musicais tais como, intensidade, altura, volume, e timbre!



Uma aula que gosto muito de ministrar, e que as crianças ficam totalmente envolvidas, é a aula da Orquestra! Elas conhecem o reino das cordas e dos sopros, e apreciam os timbres, os quais passam a reconhecer de longe! 


Ficam fascinadas pelos instrumentos! E o potencial de atividades e praticas que se pode tirar disso, é imenso!

Uma atividade que pode ser dada, por exemplo, é a formação da Orquestra de Papel!

Dividem-se os alunos em três equipes, cada um com uma folha de papel na mão . Cada equipe será uma família de instrumentos. Cordas, Sopro e Percussão. Preparam seus instrumentos, e formam uma orquestra de papel.

Cordas - Friccionam o Papel
Sopro - Fazem da folha de papel uma flauta para assoprar
Percussão - Percutem a folha!


Agora é só escolher uma bela música orquestrada a qual eles podem ouvir e interpretar com seus instrumentos de papel"


Fica a dica da professora Roberta de São Paulo!