A MAGIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

terça-feira, 5 de junho de 2012

LUDO NO NORDESTE!

A Editora Ludo esteve presente em Pernambuco no dia 30 de maio, na cidade de Cabo de Santo Agostinho, capacitando professores e coordenadores da rede pública da região. 

A aplicação do material teve início neste ano de 2012 e atinge hoje milhares de estudantes pernambucanos.

O clima foi de muita energia e satisfação por parte dos convidados e treinadores. A "Música com a Música" foi o tema principal na abordagem das técnicas e conteúdos de aplicação da música nas salas de aula.









FÓRUM DE EDUCAÇÃO DA FAPI


A EDITORA LUDO esteve presente no II FÓRUM DE EDUCAÇÃO DA FAPI - Faculdade de Pinhais com o tema “Ensinando Através da Música” que aconteceu nos dias 16 e 17 de maio do corrente.

As autoras da Coleção “A Magia da Música” foram convidadas pela organização do evento a participar da mesa de debates e das oficinas do fórum.

Compuseram a mesa nomes expressivos da área:
- Dr. Guilherme Gabriel Ballander Romanelli, doutor em educação, professor titular da Universidade Federal do Paraná, que abordou o tema “Aprendizagem Musical”.
-  Viviane Paduim  e Volney Duarte da equipe da disciplina de Arte da Secretaria de Educação do Estado do Paraná com o tema: “Implantação da Legalização da Música nas Escolas”.
- Eleuza Teles da Silva, coordenadora de Formação de Equipes Multidisciplinares da Secretaria de Educação do Estado do Paraná que falou sobre “Marcos Legais da Educação das Relações Étnico Raciais”.
-   Márcia Regina Mocelin, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Pinhais.
- Silvia Luz com o tema “Áreas do Conhecimento da Música nos Componentes Curriculares”.
-   Suely Domaredzky abordou o tema “Elaboração e Aplicabilidade de Material Didático”.

A professora Silvia Luz ministrou a oficina de “Jogos e Brincadeiras Musicais” que apresentou os conceitos e objetivos, as habilidades e competências de uma forma pratica, trabalhando atividades, jogos musicais, experiências sonoras diversas, manuseio dos instrumentos musicais, construção de instrumentos, etc.

Suely Domaredzky conduziu a oficina “A Música em Sala de Aula” apresentando músicas, atividades e jogos musicais diversos, assim como muitos recursos didáticos musicais para ensinar a cantar, interpretar e vivenciar a música, partitura corporal, libras, uso das clavas etc.

A participação de todos durante as oficinas deixou as autoras muito felizes e gratas.
               
A professora Angela Maria Souza Fabianovicz – Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia da FAPI e organizadora do evento comentou estar muito satisfeita com o resultado do fórum e das oficinas.