A MAGIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Processo gráfico da coleção "A Magia da Música", com Luiz Gustavo Schmoekel


Luiz Gustavo Schmoekel nos conta como foi o processo gráfico da coleção "A Magia da Música".

Como você visualizou a proposta?
Desde o início pareceu-me interessante a idéia de traduzir conceitos musicais por meio do projeto gráfico e da direção de arte do material. Conduzimos a criança para descobertas em cada página, em cada detalhe, o material permite uma série de leituras graças ao movimento, ao contraste de cores, ao tom adequado de determinada cena. Inclusive a complexidade da proposta observa um crescente respeitando a faixa etária específica.

Como foram as etapas de trabalho?
Inicialmente, dois aspectos de suma importância que fundamentariam a proposta precisaram de 3 meses de planejamento: a “turminha” – condutora da história – e a Cidade da Música – o cenário-base para a apresentação dos conteúdos. Com estes 2 eixos condutores definidos, a escrita e o design puderam desenvolver inúmeras idéias e abordagens para cada página, logicamente respeitando noções de legibilidade, descanso visual e estímulo à leitura.

Quais os desafios?
Um projeto ousado como esse é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar. Cada volume foi exaustivamente discutido, principalmente no que concerne ao ritmo da informação aliado à composição gráfica para que juntos facilitassem o processo de ensino-aprendizagem.
Tivemos muito cuidado com conceitos dúbios, preconceitos, estereótipos, além de observar aspectos interdisciplinares e as competências e habilidades desenvolvidas em cada unidade temática.

Vemos o sucesso desta proposta hoje nos alunos, a que voce atribui isto?
Vivemos uma quebra de paradigma no meio educacional. Hoje os alunos, e principalmente, os mais novos, são nativos digitais, os quais recebem estímulos visuais o tempo todo, de diferentes meios e mídias. Assim buscamos trazer ao livro impresso uma linguagem gráfica mais imersiva e estimulante, que pudesse estar em consonância com todos os aspectos de interesse às crianças. Acredito também que a grande variedade de propostas visuais e didáticas apresentadas no material fazem com que o aluno se encante pela metodologia adotada.

O estúdio Expression|SGI há 8 anos atende editoras e sistemas de ensino em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, prestando consultoria e desenvolvendo projetos editoriais para todos os níveis de ensino.
Liderado pelo designer Luiz Gustavo Schmoekel, que conta com uma experiência de 18 anos na área educacional, o estúdio busca em cada projeto aliar excelência didático-pedagógica com novas e inovadoras linguagens visuais.

                                                            Silvia, Luiz Gustavo e Suely