A professora de música, Roberta Pavanelo que atua em São Paulo, no Ensino Fundamental 1 em um projeto piloto da Editora Ludo, comenta sobre a resposta imediata das crianças quando a atividade é acertada. “ – Como as crianças são muito transparentes e verdadeiras o tiro tem que ser certeiro! Do contrário a aula pode ser um fracasso! Ou seja, quando a atividade é de acordo com sua faixa etária, com seu entendimento, sua capacidade de concentração, e acima de tudo do seu interesse; as crianças vibram, curtem, respondem, participam, colaboram! A aula de música fica mágica! E a professora sai da sala de aula com um sentimento de missão cumprida!”
“É muito importante que aula de música tenha música! Que seja viva, dinâmica, e traga vivência musical para a criança. Elas trazem muitas referências de seu próprio cotidiano, e isso pode ser uma grande ferramenta a favor da construção do conhecimento em aula” complementa Roberta.
No 2° ano, é proposto que trabalhemos os “Sons da Orquestra”. Em uma das atividades, ele ouvem cada instrumento, separados por famílias (naipes) e depois reconhecem e buscam os timbres. “- É incrível como as crianças se envolvem com os sons! ” ressalta a professora do projeto piloto em São Paulo.
O fato de se ter um áudio de qualidade para usar com os alunos faz toda a diferença. “Eles ouvem o violino, sabem que ele é agudo, sabem que é um instrumento de corda” e por aí vai. O professor de música precisa ter muitos recursos, pois as crianças digerem a informação muito rápido e logo já estão sedentas por mais.
DICA DA LUDO
Com uma simples folha de papel, é possível fazer um cone e amplificar a voz pelo pequeno orifício do papel. Fazer a imitação de uma flauta! cantarolar TU-TU-TU-TU. Com diferentes ritmos!
Faça com seus alunos! Eles irão gostar!
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