*Estaremos compartilhando nessa série do blog, experiências e dicas de Professores de Música que utilizam a coleção "A Magia da Musica" afim de propagarmos boas idéias e ajudar professores e aulas de música por esse mundo à fora!
Roberta Pavanelo, professora especialista de Música, da Escola Kampus School de São Paulo, que leciona para o Ensino Fundamental I e utiliza a coleção “A Magia da Música” na Escola, ressalta o que considera importante em sua prática de Ensino:
“Considero muito importante criar algumas atividades rotineiras, como por exemplo, um canto de entrada. Todos os meus alunos entram em sala, somente após iniciar o áudio, e formam um circulo no meio da sala, sentando-se no chão. Isso os ajuda a entrarem mais concentrados e focados para a aula. Além de já entrarem cantando e vivenciando música!
Nas turmas do 1º e 2º ano, faço uso do canto de saída também! Ou seja: formam fila e retiram-se da sala cantando!
Essa rotina se torna prazerosa, e a partir dela, podemos criar uma prática que pode ir aprofundando-se na medida em que eles vão dominando o ritmo e o canto diário, propostos pela professora.
A prática de cantar em todas as aulas é de grande importância! Pois as crianças que são naturalmente musicais passam à medida que vão aprendendo, a se soltar! Cantam com maior dicção, afinação e ritmo. E isso as ajuda a desenvolver seu potencial artístico quando vão interpretando, improvisando e vivenciando os elementos musicais tais como, intensidade, altura, volume, e timbre!
Uma aula que gosto muito de ministrar, e que as crianças ficam totalmente envolvidas, é a aula da Orquestra! Elas conhecem o reino das cordas e dos sopros, e apreciam os timbres, os quais passam a reconhecer de longe!
Ficam fascinadas pelos instrumentos! E o potencial de atividades e praticas que se pode tirar disso, é imenso!
Ficam fascinadas pelos instrumentos! E o potencial de atividades e praticas que se pode tirar disso, é imenso!
Uma atividade que pode ser dada, por exemplo, é a formação da Orquestra de Papel!
Dividem-se os alunos em três equipes, cada um com uma folha de papel na mão . Cada equipe será uma família de instrumentos. Cordas, Sopro e Percussão. Preparam seus instrumentos, e formam uma orquestra de papel.
Cordas - Friccionam o Papel
Sopro - Fazem da folha de papel uma flauta para assoprar
Percussão - Percutem a folha!
Agora é só escolher uma bela música orquestrada a qual eles podem ouvir e interpretar com seus instrumentos de papel"
Fica a dica da professora Roberta de São Paulo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário