A MAGIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

quinta-feira, 8 de março de 2012

Da série: A palavra do professor!


Mariana Arruda, de Curitiba- PR, professora especialista de Música, utiliza a coleção “A Magia da Música” com seus alunos  e conta-nos que considera muito importante retomar a História da Música do nosso país, pois acredita que ao nos remetermos a isso, nossa cultura, sociedade, política, e estilos musicais são retratados  e passam a ser conhecidos em nossa atualidade!


 Ela nos dá a dica de explorarmos esse tema no Livro cinco, do 5° ano do Fundamental I, onde a “Era dos Festivais” é desbravada com seus artistas, músicas e comportamentos.


Mariana diz que para conhecermos melhor o final da década de 60, período onde ocorriam os festivais, podemos utilizar vídeos para ilustrar a aula,  ou solicitar aos alunos que pesquisem em bibliotecas ou na internet.


"Percebo que esta atividade promoveu uma interação dos alunos com os compositores como: Caetano Veloso, Chico Buarque, Geraldo Vandré e  Gilberto Gil, e intérpretes como Nara Leão e Jair Rodrigues. Agora eles já tem condições de identificar suas vozes em outras canções, conversar sobre a história musical, politico, social do nosso país, além de perceber as inúmeras possibilidades de arranjos musicais" diz Mariana.

Alguns links que podem ser uteis para essa aula:



Alegria, alegria (Caetano Veloso)

A Banda (Chico Buarque)

Domingo no Parque (Gilberto Gil)

Pra não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré) - Uma música tão simples harmonicamente, com apenas dois acordes, se tornou um hino de resistência ao governo militar para a população.

Disparada (interpretada por Jair Rodrigues) 

A Banda (interpretada por Nara Leão)

Tropicália (Caetano Veloso - Arranjo de Julio Medaglia) - Já naquela época tínhamos arranjos revolucionários.


 Outra grande idéia é reproduzir Festivais de Teatro na Escola, através de playback das canções da época ou da própria interpretação dos alunos.  Realmente um tema e tanto para usarmos em nossas aulas de música com essa faixa etária!

Mariana Arruda, professora de Música

Nenhum comentário:

Postar um comentário